top of page
  • Foto do escritorurubatanalmeidaramos

COMO DEIXAR AS CONTAS DA SUA EMPRESA SAUDÁVEIS


DINHEIRO NO CAIXA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIO PARA AS EMPRESAS


Você sabia que sua empresa tem direito de recuperar impostos pagos a maior ou recolhidos de forma errada?

A recuperação de créditos tributários é um direito de toda empresa. É possível recuperar os impostos pagos indevidamente nos últimos 5 anos: A recuperação de créditos tributários é uma prática legal e é garantida para maioria das empresas, que visa a recuperação dos tributos que foram pagos indevidamente durante os últimos 60 meses (5 anos). O pedido de recuperação pode ser feito por vias administrativas ou judiciais e os créditos podem ser compensados, restituídos ou ressarcidos. Neste vídeo e nos próximos que irei gravar, você irá saber muito mais sobre como a recuperação de créditos tributários pode auxiliar o fluxo de caixa de sua empresa. E, com certeza, pode representar uma alavancagem importante.

O Ano passado nosso Escritório recuperou mais de 15 milhões de reais em crédito tributário para as empresas/clientes.


É isso mesmo, parece um sonho, mas não é. Para alguns dos nossos clientes o valor recuperado – representou cerca de 60% do lucro auferido no ano. Isso para vocês verem o quanto esse dinheiro no caixa pode ajudar a sua empresa. O que é a recuperação de créditos tributários? A recuperação de créditos tributários é um direito garantido por lei a todo contribuinte. Ela é uma das maneiras de praticar a elisão fiscal, tornando-se uma ótima alternativa para potencializar a performance econômica de uma empresa privada ou organização pública. Quando uma empresa paga impostos a maior, é previsto pela Constituição Federal (Art. 150, § 7º,) e no CTN – Código Tributário Nacional (Art. 165) que ela possui o direito de recuperar os valores pagos indevidamente durante os últimos 5 anos.


A recuperação tributária consiste no levantamento e na análise minuciosa de todos os tributos pagos nos últimos 60 meses, como forma de avaliar a possibilidade de recuperação. É possível realizar a recuperação de créditos tributários por meio da restituição, da compensação e do ressarcimento. A restituição é semelhante ao procedimento de resgate de Imposto de Renda.


A pessoa jurídica irá informar o valor pago a mais e solicitar a devolução dos valores. Na compensação a empresa possui valores positivados para resgate, no entanto, por ter débitos presentes e/ou futuros, ao invés de solicitar a devolução a empresa deixa os créditos para abatimento das dívidas. Assim, ocorre uma extinção da obrigação das partes devedoras e credoras simultaneamente.


Por fim, o ressarcimento tem a mesma essência do processo de restituição, a diferença é que no ressarcimento ocorre a devolução em espécie do imposto retido por substituição tributária e a recuperação dos créditos se limita apenas há três modalidades de impostos: IPI e PIS/COFINS.


É um trabalho de planejamento tributário detalhista e cuidadoso. A Almeida Ramos realiza o procedimento de recuperação de créditos tributários e o planejamento fiscal completo de uma empresa.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page